segunda-feira, 13 de junho de 2011

Estudos Actuais - Clima Organizacional

Dando continuidade a série Estudos Actuais, mostraremos mais dois tópicos fundamentais para a organização do trabalho na empresa: tratam-se do clima e da cultura organizacional. nesse tópico trataremos do primeiro tema. Em seguida falaremos mais da cultura organizacional.

Boa leitura!


Clima Organizacional

“Pode-se definir clima organizacional como sendo as impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho. O clima organizacional reflete o comportamento organizacional, isto é, atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas ou grupos de relacionamno ambiente de trabalho” (D.J. Champion, 1979).

“Clima é o meio interno da organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização. Não pode ser tocado ou visualizado, senão percebido. Trata-se da atmosfera humana que permeia as relações interpessoais na organização” (Chiavenato,1994).

Uma das formas de monitorar o clima é cumprindo as seguintes etapas:
a)Investigação= definição do instrumento a ser utilizado;
b)Diagnóstico=Tabulação dos dados coletados;
c)Intervenção= elaboração do plano de ação;
d)Comunicação=divulgação;
e)Implementação= concretização do plano de ação;
f)Monitoramento= avaliação contínua das ações.

Podemos classificar o clima, de forma mais básica, da seguinte maneira:
*Bom: quando predominam as atitudes positivas que dão ao ambiente de trabalho uma tônica favorável. Quando há alegria, confiança, entusiasmo,engajamento, comprometimento, motivação, satisfação, etc..
*Prejudicado ou ruim: quando o animo da maioria dos funcionários é afetado negativamente e de forma duradoura, proporcionando tensões, desuniões,conflitos, etc.

Alguns indicadores de que o clima vai mal:
- Alta rotatividade de pessoal
      - Absenteísmo
      - Avaliações de desempenho
      - Greves
      - Conflitos interpessoais
      - Desperdício de material
      - Pichações nos banheiros da empresa

      Avaliar o clima organizacional é algo de grande importância, posto que ao fazê-lo temos condições de manter a satisfação e motivação, tendo, desta forma, oportunidade de realizar melhorias contínuas no ambiente de trabalho e no resultado dos negócios, pois além de saber e poder fazer o funcionário precisa querer fazer para ter um bom desempenho.São esses alguns dos inúmeros fatores que a avaliação do clima organizacional vem ajudar no desempenho e no bem-estar do funcionário e da organização.

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