A Ergonomia surgiu da necessidade de responder à questões importantes colocadas por situações de trabalho não satisfatórias. Apesar de datar dos anos 40, o seu modo de pensar já existia, de uma forma esporádica. No princípio, a Ergonomia tratava apenas dos aspectos físicos da atividade de trabalho; hoje, ela se baseia em muitas disciplinas em seu estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia.
A Ergonomia é uma tecnologia, cujo objetivo final é a melhoria do trabalho. Os componentes humanos tradicionalmente estudados são: posturas e movimentos, informações e operações (informações sentidas e operações realizadas), e fatores físico-ambientais (ruídos, vibrações, iluminação, clima, etc.). O objetivo central da análise do psicólogo é a conduta (atividade) do trabalhador, que depende diretamente das condições de trabalho.
A conduta depende também das características do operador humano (físicas, personalidade, nível intelectual, conhecimentos, etc.). A conduta do trabalhador, em respostas às exigências e às suas características individuais, desencadeia determinadas consequências (chamadas cargas de trabalho, fadiga ou satisfação), que podem modificar suas próprias características, refletindo na produção.
Nossa! Estou adorando entrar no site todo dia para ver se tem algo novo e ver que o blog está sendo regularmente atualizado, vocês estão de parabéns!
ResponderExcluir