sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estudos Actuais - Treinamento

Dando sequência a série Estudos Actuais, apresentaremos agora o texto sobre treinamento.
Esperamos que gostem!


A informação orienta o comportamento das pessoas e o torna mais eficaz. Ao desenvolver habilidades nas pessoas, estamos transmitindo informações e incentivando o desenvolvimento de atitudes e de conceitos simultaneamente (Chiavenato, 2004). As organizações convencionais utilizam-se do treinamento para enfrentar e acompanhar os efeitos das mudanças que as atingem. As empresas de ponta fazem uso do treinamento para prevenirem-se de eventuais mudanças. A cada dia os cargos e suas colocações estão se modificando, provocando a necessidade de novos empregados que devem estar preparados para as suas responsabilidades. O conhecimento humano evolui sempre, obrigando as pessoas a se atualizarem, e o treinamento é um benefício que pode contribuir para atrair e reter bons profissionais.
O treinamento tem caráter educacional, pois engloba atividades de aprendizagem e educação.  Além disso, tem a função de integração, socialização e aprendizagem coletiva dentro do ambiente corporativo. O psicólogo organizacional tem o papel de mediador/facilitador no desenvolvimento das atividades voltadas para a absorção dos conhecimentos e informações que aprimorem as práticas profissionais. O psicólogo tem o papel de adentrar o campo da aprendizagem nas organizações para qualificar os sujeitos e atender as demandas exigidas pelas funções (Gonçalves, 2005).
Gil (2008) afirma que os processos de desenvolvimento envolvem: o treinamento, o desenvolvimento de pessoas e o desenvolvimento organizacional. O conceito de treinamento: é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes.
Segundo Chiavenato (2004), o treinamento é considerado o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais O processo de treinamento compreende 4 etapas: diagnóstico (levantamento das necessidades de treinamento) , desenho (elaboração de um programa de treinamento), implementação (aplicação e condução do programa) e avaliação (verificação dos resultados).
a)Diagnóstico: Envolve a coleta e o cruzamento de dados e informações, a definição dos pontos fortes e fracos e o detalhamento dos problemas por meio de uma análise aprofundada, visando identificar as suas causas e definir ações para os pontos passíveis de melhoria;
b) Desenho do programa de treinamento: refere-se ao planejamento das ações de treinamento a partir do diagnóstico das necessidades. Deve estar associado às necessidades estratégicas da organização. Envolve identificar o que fazer (metas); como (estratégias) e por que fazer (objetivos);
c) Aplicação ou Implantação: depende de alguns fatores, tais como: adequação do programa de treinamento às necessidades da organização e dos treinandos; qualidade do material de treinamento apresentado; cooperação dos gestores e dirigentes da empresa; motivação do treinando para aprender; capacidade de aprendizagem do treinando; aplicação prática e tempo para assimilação do que foi aprendido; elaboração do material de treinamento, o qual deve ser significativo, ou seja, os métodos devem ser variados, inovadores e transferíveis para o trabalho;
d) Avaliação do treinamento: avaliação do treinamento para saber se atingiu o objetivo, se atendeu às necessidades da organização e das pessoas envolvidas, se houve retorno do investimento, se houve comprometimento e aplicação do aprendizado, se a produtividade aumentou e se o clima organizacional melhorou.
A criação de um clima interno favorável ao treinamento, propiciando oportunidades para colocar em prática o que se aprendeu, e o comprometimento dos gestores e funcionários são fundamentais para o sucesso do treinamento.
Os treinamentos podem ser realizados no próprio cargo, quando o objetivo é ministrar informação, experiência e conhecimento relacionados às atividades, ou em classe, quando utilizam a sala de aula. Além do apoio dos recursos pedagógicos (recursos audiovisuais, flipcharts, fotos, slides, transparências), a seleção de estratégias instrucionais é outro passo importante. Estas podem ser mescladas às técnicas individuais e grupais, dependendo da situação em questão. Dentre algumas técnicas, podem ser utilizadas: Seminários, Workshop, Técnicas de simulação, Estudo de caso, Jogos, Dinâmicas de grupo e aulas expositivas.

Um comentário:

  1. Faltou citar Jairo Borges-Andrade. Ele tem um livro excelente sobre o tema, poderiam abrir uma nova sessão, algo do tipo "Actuar indica" para postar uma resenha e indicar a leitura de alguns livros interessantes.

    Abs!

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