sábado, 22 de outubro de 2011

IV Semana de Psicologia UFPB



 A Actuar Consultoria vem a público promover a divulgação da IV Semana de Psicologia da UFPB, realizada pelo CA Tempo de Avanço.
O evento será realizado de 7 a 11 de novembro e contará com vários palestrantes de diversas áreas da Psicologia: Social, Avaliação Psicológica, Psicologia Organizacional, e muitas outras.

As inscrições terão início a partir da próxima segunda-feira.
ENTÃO NÃO PERCAM!!

Nota de agradecimento

Existem momentos especiais na vida de uma pessoa, momentos que marcam, que ficam, que nunca serão esquecidos. São oportunidades únicas, quase como ritos de passagem. Tais momentos são mais do que fotos, palavras ou discursos. São aprendizados e experiências que moldam o seu ser futuro, preparando-o para os grandes desafios que a vida lhes apresentará. Um destes momentos esteve claro na nossa cerimônia de posse ontem a noite.

Fazendo minhas as palavras de nossa conselheira Samira Gonçalves, não estavam ali presentes apenas estudantes do curso de Psicologia: estavam ali futuros profissionais, pessoas que, apesar da idade precoce, já tinham metas, planos, sonhos a conquistar, pelos quais batalhar. Batalha que iniciou-se ontem, com uma simples assinatura, mas que terá muitas outras etapas. Algumas amenas, outras mais extenuantes. Nossos sucessos servirão como alento, mas nossos fracassos servirão como aprendizado para que, fazendo minhas as palavras de nosso orientador (e também parafraseando uma música de uma famosa banda de rock), possamos chegar ao topo de nossa jornada. Posição essa que não significará o fim do nosso aprendizado, mas o simples reconhecimento de um trabalho duro, iniciado no que parecia ser uma simples ida a um congresso.

E, finalizando, apresento aqui meus sinceros agradecimentos àqueles que sempre nos apoiaram e tiveram papel fundamental na chegada de nossa EJ ao posto em que ela se encontra hoje. Muitos não puderam comparecer ao grandioso evento da última noite, mas isso não diminui o importância que tais pessoas tiveram em nossa jornada. E aqui, em nome da Actuar, nosso agradecimento nominal a dois destes grandes apoiadores: Profª Ieda Franken e Profº Valdiney Gouveia, pelo seu apoio incondicional em um destas grandes conquistas.

E que em 2012 sejam cumpridos todos os votos de sucesso nessa jornada pela Psicologia Organizacional.

Atenciosamente,

Luciano Rocha
Vice-Diretor de Marketing

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Cerimônia de posse gestão 2011/12

Prezados visitantes, a Actuar Consultoria gostaria de estender-lhes o convite para a nossa cerimônia de posse da gestão 2011/12, que ocorrerá no próximo dia 21 (sexta-feira), às 19:30, no auditório 412 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB.

É a oportunidade de apresentarmos nossa nova gestão, que dará continuidade o trabalho primoroso executado pela Actuar neste último ano. Contamos com a presença de todos!

Segue abaixo o convite oficial:

terça-feira, 18 de outubro de 2011

EM BREVE!

Depois do sucesso do Curso de Planejamento e Administração do tempo, a Actuar Consultoria  está de volta com mais uma grande novidade.


Aguarde!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Actuar Consultoria: agora também no 4shared

Bom dia, pessoal.

Nós da Actuar, pensando em vocês estudantes, que se interessam pela área organizacional mas sentem a carência de material de pesquisa, estamos aqui oferecendo mais um serviço direcionado a vocês: nossa conta de compartilhamento.
Através dela, será possível compartilhar arquivos sobre as várias áreas da psicologia organizacional e também de outras áreas, como Marketing, Gestão de Pessoas, etc. A conta ainda está no início, mas muito material está por vir, e temos certeza que todos acharão algo que lhes proporcione boas horas de pesquisa e estudo.

O link da nossa conta é este: http://www.4shared.com/account/dir/OcpCZlR7/_online.html

Tenham uma boa tarde.

Postado por:
Luciano Rocha
Vice-Diretor de Marketing

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Vídeo do Processo Seletivo 2011.2


Pessoal, postamos agora um vídeo com uma das apresentações que foram destaque no Processo Seletivo: a da nossa Diretoria de Projetos. A qualidade não está muito boa, mas espero que vocês aproveitem e conheçam um pouco sobre nossa seleção.





Postado por:
Luciano Rocha
Diretoria de Marketing

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Trainee Actuar 2º dia

É, pessoal! O processo seletivo Actuar 2011.2 vem se mostrando mais acirrado a cada dia!

Ontem tivemos a primeira palestra sobre Psicologia Organizacional e do Trabalho (POT), realizada pela nossa conselheira Samira Gonçalves. Em seguida foram apresentadas as demais diretorias da empresa: Marketing, Administrativo-Financeiro, além do Conselho de Qualidade, que contou com a participação expressiva dos candidatos presentes.

Também foram realizadas dinâmicas para Qualidade e Administrativo. Novamente, o nível dos candidatos foi muito acima da média. Realmente, as vagas oferecidas prometem ser disputadas com fervor, com candidatos em potencial para todos os cargos.

E hoje será realizada a entrevista com os candidatos. Então sim, teremos os cinco escolhidos para integrare a nova gestão Actuar. NÃO PERCAM!!!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Trainee Actuar 1º dia

Ontem foi dada a largada do processo seletivo Actuar 2011.2!

Após a palestra de abertura, ministrada pelo ex-presidente da empresa, Jefferson Cunha, foram apresentadas as seguintes diretorias: Diretoria-Presidente, Diretoria de Projetos e a recém criada diretoria de Gestão Comercial, para a qual foi realizada uma dinâmica de vendas.

O resultado desse primeiro dia deixou a todos satisfeitos. O nível dos participantes foi muito alto, indicando uma disputa acirrada por este cargo!

E fiquem ligados, pois hoje ainda teremos mais!

Por: Luciano Rocha
Diretoria de Marketing Actuar Consultoria

Trainee Actuar 1º dia - Fotos







sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Está chegando a hora!

FALTA POUCO! Dias 19, 20 e 21 de Setembro: TRAINEE 2011.2 ACTUAR.
INICIE SEU CAMINHO NA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL. PARTICIPE!

Inscrições pelo email: traineeactuar2011.2@gmail.com

NÃO PERCA!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Cerimônia de Posse EJA - Gestão 2011.2


Nesta última quarta-feira, 17 de agosto, foi realizada a cerimônia de posse dos membros que farão parte da empresa na gestão 2011.2. A cerimônia ocorreu no auditório da reitoria da UFPB e contou com a presença de alunos do curso, clientes, ex-membros e familiares dos membros. O evento também contou com algumas novidades, como, por exemplo, a oficialização da parceria social da empresa com a Casa Pequeno Davi, instituição não governamental que desenvolve atividades educacionais, artísticas e de lazer com crianças e adolescentes da capital, e também com o vídeo institucional criado pelo departamento de marketing que emocionou a todos.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

1º Salão de Integração Universidade - Setor produtivo

Boa noite a todos!

Nos dias 28, 29 e 30 de setembro, a Universidade Federal da Paraíba, através da Secretaria Especial de Integração Universidade Setor Produtivo – SIUSP, estará realizando o 1º Salão de Integração Universidade - Setor Produtivo.

O evento tem como meta elaborar discussões acerca do desenvolvimento de parcerias entre universidades, centro de pesquisas e o setor produtivo, servindo como um estímulo à inovação tecnológica e a competitividade entre os diversos setores de produção. O evento será organizado pelo Prof. Luiz Renato e contará com diversos stands de vários órgãos de financiamento de projetos, patentes e de desenvolvimento, nos quais os participantes poderão informar-se sobre projetos de diversas áreas.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis na seção "eventos" do nosso blog ou no site oficial, o http://www.salaodeintegracao-ufpb.com.br/rodadadenegocios.html

NÃO PERCA TEMPO, INVISTA JÁ NO SEU TALENTO!!!

Postado por: Luciano Rocha

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Texto - Cliente Constrangido

"Antes de ser único ou revolucionário, seja útil para o seu cliente"


Tim Berry


(Todas as postagens forma baseadas em fatos reais durante minha vida como consultor)


Negócios foram feitos para ser rentáveis, mas por quê alguns não são tão rentáveis?
Muitas vezes o negócio não é rentável por falta de treinamento para a equipe.

Muitas vezes a equipe põe a empresa em situação de risco perante os clientes, isto por esta não estar devidamente preparada. vejam o exemplo a seguir que aconteceu comigo há alguns anos:

Estava com minha esposa no litoral norte de São Paulo em uma simples pousada. Após o meu banho matinal, era a vez da minha esposa, quando a mesma me denuncia que acabou o papel higiênico. Fato perfeitamente normal.

Saí do apartamento e fui procurar alguém na recepção para resolver o problema. Na recepção não havia ninguém, então, após atravessar todo o salão aonde os hóspedes tomam o café da manhã e que, estava razoavelmente lotado, cheguei à cozinha e encontrei quem deveria estar na recepção. Para mim tudo normal, uma simples pousada não justifica que alguém permaneça toda a manhã na recepção e também não havia necessidade de contratar uma pessoa a mais para ajudar na cozinha. A polivalência se encaixou perfeitamente nesse caso.

Discretamente, contei ao funcionário o meu problema e o mesmo se prontificou a resolver imediatamente.

Alguns segundos mais tarde, o tal funcionário grita do outro lado do salão: MOÇO, AQUI ESTÁ O SEU PAPEL HIGIÊNICO!

Mesmo sabendo que todos usam papel higiênico, desconfortavelmente atravessei o salão para pegá-lo. Nunca mais voltei a tal pousada. Será que alguém mais que estava no salão tomou a mesma atitude? Quantas pessoas que estavam presentes, inclusive eu, não contaram o fato para outros e indiretamente estes outros poderiam deixar de se hospedar nesta pousada?

Não fiz questão de comunicar o fato a ninguém da pousada, assim como ninguém da pousada se preocupou com o fato, nem sei se o proprietário imagina que isso ocorre ou até mesmo outros fatos similares, mas o que eu sei é que nenhum representante da pousada me procurou para saber por que nunca mais retornei.

Agora reflita se em sua empresa "papéis higiênicos" são expostos diariamente pela sua equipe diante de seus clientes e quantos clientes você pode estar perdendo sem mesmo ter o controle disto. Descreva procedimentos e treine sua equipe. Por mais simples e óbvio que pareça, TREINE A SUA EQUIPE, afinal, NEGÓCIOS FORAM FEITOS PARA SER RENTÁVEIS.

Postado por: Luciano Rocha

terça-feira, 21 de junho de 2011

Estudos Actuais - Ergonomia


A Ergonomia surgiu da necessidade de responder à questões importantes colocadas por situações de trabalho não satisfatórias. Apesar de datar dos anos 40, o seu modo de pensar já existia, de uma forma esporádica. No princípio, a Ergonomia tratava apenas dos aspectos físicos da atividade de trabalho; hoje, ela se baseia em muitas disciplinas em seu estudo dos seres humanos e seus ambientes, incluindo antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia. 

A Ergonomia é uma tecnologia, cujo objetivo final é a melhoria do trabalho. Os componentes humanos tradicionalmente estudados são: posturas e movimentos, informações e operações (informações sentidas e operações realizadas), e fatores físico-ambientais (ruídos, vibrações, iluminação, clima, etc.). O objetivo central da análise do psicólogo é a conduta (atividade) do trabalhador, que depende diretamente das condições de trabalho. 

A conduta depende também das características do operador humano (físicas, personalidade, nível intelectual, conhecimentos, etc.). A conduta do trabalhador, em respostas às exigências e às suas características individuais, desencadeia determinadas consequências (chamadas cargas de trabalho, fadiga ou satisfação), que podem modificar suas próprias características, refletindo na produção.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estudos Actuais - Treinamento

Dando sequência a série Estudos Actuais, apresentaremos agora o texto sobre treinamento.
Esperamos que gostem!


A informação orienta o comportamento das pessoas e o torna mais eficaz. Ao desenvolver habilidades nas pessoas, estamos transmitindo informações e incentivando o desenvolvimento de atitudes e de conceitos simultaneamente (Chiavenato, 2004). As organizações convencionais utilizam-se do treinamento para enfrentar e acompanhar os efeitos das mudanças que as atingem. As empresas de ponta fazem uso do treinamento para prevenirem-se de eventuais mudanças. A cada dia os cargos e suas colocações estão se modificando, provocando a necessidade de novos empregados que devem estar preparados para as suas responsabilidades. O conhecimento humano evolui sempre, obrigando as pessoas a se atualizarem, e o treinamento é um benefício que pode contribuir para atrair e reter bons profissionais.
O treinamento tem caráter educacional, pois engloba atividades de aprendizagem e educação.  Além disso, tem a função de integração, socialização e aprendizagem coletiva dentro do ambiente corporativo. O psicólogo organizacional tem o papel de mediador/facilitador no desenvolvimento das atividades voltadas para a absorção dos conhecimentos e informações que aprimorem as práticas profissionais. O psicólogo tem o papel de adentrar o campo da aprendizagem nas organizações para qualificar os sujeitos e atender as demandas exigidas pelas funções (Gonçalves, 2005).
Gil (2008) afirma que os processos de desenvolvimento envolvem: o treinamento, o desenvolvimento de pessoas e o desenvolvimento organizacional. O conceito de treinamento: é uma maneira eficaz de agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes.
Segundo Chiavenato (2004), o treinamento é considerado o processo de desenvolver qualidades nos recursos humanos para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais O processo de treinamento compreende 4 etapas: diagnóstico (levantamento das necessidades de treinamento) , desenho (elaboração de um programa de treinamento), implementação (aplicação e condução do programa) e avaliação (verificação dos resultados).
a)Diagnóstico: Envolve a coleta e o cruzamento de dados e informações, a definição dos pontos fortes e fracos e o detalhamento dos problemas por meio de uma análise aprofundada, visando identificar as suas causas e definir ações para os pontos passíveis de melhoria;
b) Desenho do programa de treinamento: refere-se ao planejamento das ações de treinamento a partir do diagnóstico das necessidades. Deve estar associado às necessidades estratégicas da organização. Envolve identificar o que fazer (metas); como (estratégias) e por que fazer (objetivos);
c) Aplicação ou Implantação: depende de alguns fatores, tais como: adequação do programa de treinamento às necessidades da organização e dos treinandos; qualidade do material de treinamento apresentado; cooperação dos gestores e dirigentes da empresa; motivação do treinando para aprender; capacidade de aprendizagem do treinando; aplicação prática e tempo para assimilação do que foi aprendido; elaboração do material de treinamento, o qual deve ser significativo, ou seja, os métodos devem ser variados, inovadores e transferíveis para o trabalho;
d) Avaliação do treinamento: avaliação do treinamento para saber se atingiu o objetivo, se atendeu às necessidades da organização e das pessoas envolvidas, se houve retorno do investimento, se houve comprometimento e aplicação do aprendizado, se a produtividade aumentou e se o clima organizacional melhorou.
A criação de um clima interno favorável ao treinamento, propiciando oportunidades para colocar em prática o que se aprendeu, e o comprometimento dos gestores e funcionários são fundamentais para o sucesso do treinamento.
Os treinamentos podem ser realizados no próprio cargo, quando o objetivo é ministrar informação, experiência e conhecimento relacionados às atividades, ou em classe, quando utilizam a sala de aula. Além do apoio dos recursos pedagógicos (recursos audiovisuais, flipcharts, fotos, slides, transparências), a seleção de estratégias instrucionais é outro passo importante. Estas podem ser mescladas às técnicas individuais e grupais, dependendo da situação em questão. Dentre algumas técnicas, podem ser utilizadas: Seminários, Workshop, Técnicas de simulação, Estudo de caso, Jogos, Dinâmicas de grupo e aulas expositivas.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Estudos Actuais - Cultura Organizacional


Segundo Nassar (2000) cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e tecnologias que mantém unidos os mais diferentes membros, de todos os escalões hierárquicos, perante as dificuldades, operações do cotidiano, metas e objetivos. Pode-se afirmar ainda que é a cultura organizacional que produz junto aos mais diferentes públicos, diante da sociedade e mercados o conjunto de percepções, ícones, índices e símbolos que chamamos de imagem corporativa. A cultura de uma empresa é expressa: pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o  grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.     Diversos fatores contribui para formação de uma cultura o modelo de gestão que recebem, o tipo de liderança predominante, o comprometimento de seus colaboradores, a sub-cultura local com suas respectivas crenças e tabus, dentre outros.

            De acordo com Chiavenato (1996) a cultura organizacional pode ser dividida em um nível visível e outro invisível. No nível visível, estão os padrões e estilos de comportamento dos empregados. Já no nível invisível estão os valores compartilhados e crenças que permanecem durante um longo período de tempo. O nível invisível é mais difícil de mudar.

            Para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Pois a revitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas, e de certo modo só se consegue isso mudando a cultura da organização (Kissil, 1998).

            O que garante uma cultura forte é o respeito mútuo interno, é ele que poderá gerar respostas rápidas e eficientes. Se as diversidades forem integradas em torno de um único compromisso, a empresa estará sempre pronta para administrar as mudanças que forem necessárias. Desta forma, as pessoas têm os valores e princípios da empresa disseminados de forma clara, onde todos têm orgulho de fazer parte de uma organização transparente e focada no sucesso. 

Estudos Actuais - Clima Organizacional

Dando continuidade a série Estudos Actuais, mostraremos mais dois tópicos fundamentais para a organização do trabalho na empresa: tratam-se do clima e da cultura organizacional. nesse tópico trataremos do primeiro tema. Em seguida falaremos mais da cultura organizacional.

Boa leitura!


Clima Organizacional

“Pode-se definir clima organizacional como sendo as impressões gerais ou percepções dos empregados em relação ao seu ambiente de trabalho. O clima organizacional reflete o comportamento organizacional, isto é, atributos específicos de uma organização, seus valores ou atitudes que afetam a maneira pela qual as pessoas ou grupos de relacionamno ambiente de trabalho” (D.J. Champion, 1979).

“Clima é o meio interno da organização, a atmosfera psicológica e característica que existe em cada organização. Não pode ser tocado ou visualizado, senão percebido. Trata-se da atmosfera humana que permeia as relações interpessoais na organização” (Chiavenato,1994).

Uma das formas de monitorar o clima é cumprindo as seguintes etapas:
a)Investigação= definição do instrumento a ser utilizado;
b)Diagnóstico=Tabulação dos dados coletados;
c)Intervenção= elaboração do plano de ação;
d)Comunicação=divulgação;
e)Implementação= concretização do plano de ação;
f)Monitoramento= avaliação contínua das ações.

Podemos classificar o clima, de forma mais básica, da seguinte maneira:
*Bom: quando predominam as atitudes positivas que dão ao ambiente de trabalho uma tônica favorável. Quando há alegria, confiança, entusiasmo,engajamento, comprometimento, motivação, satisfação, etc..
*Prejudicado ou ruim: quando o animo da maioria dos funcionários é afetado negativamente e de forma duradoura, proporcionando tensões, desuniões,conflitos, etc.

Alguns indicadores de que o clima vai mal:
- Alta rotatividade de pessoal
      - Absenteísmo
      - Avaliações de desempenho
      - Greves
      - Conflitos interpessoais
      - Desperdício de material
      - Pichações nos banheiros da empresa

      Avaliar o clima organizacional é algo de grande importância, posto que ao fazê-lo temos condições de manter a satisfação e motivação, tendo, desta forma, oportunidade de realizar melhorias contínuas no ambiente de trabalho e no resultado dos negócios, pois além de saber e poder fazer o funcionário precisa querer fazer para ter um bom desempenho.São esses alguns dos inúmeros fatores que a avaliação do clima organizacional vem ajudar no desempenho e no bem-estar do funcionário e da organização.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Estudos Actuais - Seleção e Recrutamento

Talvez os mais conhecidos serviços prestados pelo Psicólogo Organizacional, o Recrutamento e a Seleção são responsáveis por atender às demandas de pessoal nas Organizações. É através desses serviços que uma empresa preenche o seu quadro de vagas com os candidatos cujo perfil é o mais apto à função que ele irá desempenhar.

Esse processo é iniciado com o Recrutamento, que tem a função de atrair candidatos para as vagas existentes. Este subdivide-se em Recrutamento Externo e Interno, onde o Interno é aquele que busca preencher o quadro de vagas com funcionários que já fazem parte da organização e o Externo busca em candidatos de fora da empresa o perfil ideal para os cargos em aberto.

Uma vez reunidos os candidatos interessados em preencher a vaga, é necessária a realização de uma triagem que, por sua vez, é feita através das técnicas de Seleção de Pessoas. As mais conhecidas são: Entrevista, Testes Psicológicos (Psicotécnicos), Testes de Personalidade, Provas de Conhecimento e Técnicas de Simulação. Tais técnicas possuem como maior premissa a capacidade de predição, ou seja, interessa à organização saber como o candidato irá se sair ao desempenhar a função que pretende ocupar. A escolha das técnicas para determinado processo seletivo será feita de acordo com o perfil que a organização busca, adequando os testes para medir as características desejadas.

Em resumo, o Recrutamento é, essencialmente, uma técnica positiva, que irá seduzir candidatos interessados em preencher uma vaga na organização, ao passo que a Seleção é uma técnica negativa, que irá eliminar os candidatos que não possuem o perfil adequado para a empresa.
João Anderson
Conselheiro

Estudos Actuais

Gente, a partir de hoje estaremos postando resumos de seminários sobre diversos temas que apresentaremos nas reuniões da Actuar, com o intuito de manter nossos leitores atualizados sobre as atividades e temas abordados pela empresa júnior de psicologia. O primeiro resumo será sobre o seminário de Seleçao e Recrutamento, apresentado pelo conselheiro da Actuar João Anderson. Em seguida, apresentaremos o resumo do seminário sobre Treinamento, ministrado por Samira Gonçalves, também conselheira da Actuar.

Esperamos que nossos leitores gostem e que aproveitem o conteúdo apresentado.

Luciano Rocha
Trainee
Diretoria de Marketing

terça-feira, 31 de maio de 2011

Curso de Administração e Planejamento do Tempo



Dia 28 de maio de 2011 na Universidade Federal da Paraíba ocorreu o Curso de Planejamento e Administração do Tempo oferecido pela Actuar- Empresa Júnior de Psicologia, ministrado por Dandara Palhano. O curso teve o intuito de ensinar os métodos utilizados por empresas para planejar os projetos a serem desenvolvidos e auxiliar na administração do tempo. O curso foi direcionado para elaboração de projetos pessoais, pois o público alvo eram os estudantes.
                Foi apresentado o ciclo de Deming que aponta quatro principais passos para tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão: O PDCA – Planejar, desenvolver, Checar e Ações corretivas. Para o complemento dessa técnica foi explanado sobre o 5W2H, que é uma ferramenta bastante utilizada em empresas, e consiste em um checklist de determinadas atividades que precisam ser desenvolvidas antes da elaboração de um projeto. Esse checklist deve conter: O quê, Quem, Quando, Como, Onde, Por que e Quanto custa.
                Outro ponto abordado pelo curso foi o Diagrama de Causa e Efeito, que é a representação gráfica das causas de um fenômeno. Para organizar esse diagrama, utiliza-se as seguintes classificações de causas: Método, Matéria-prima, Mão-de-obra, Máquinas, Medição, Meio ambiente.
                Uma outra metodologia de planejamento inovadora foi apresentada durante o curso. Trata-se de uma técnica originalmente brasileira, desenvolvida por uma empresa de Minas Gerais, e propõe uma nova linguagem em planejamento. Essa metodologia visa possibilitar uma sistematização da comunicação entre as pessoas para facilitar a organização das informações e a mobilização de recursos, permitindo novas conexões entre os espaços, os eventos e as pessoas.
                Após essas explanações, foi feita uma pausa para o coffee – break e para a socialização entre os participantes, permitindo uma troca de conhecimento entre as possíveis aplicabilidades das técnicas aprendidas.
                Em retorno a sala foi sugerido aos participantes a construção de um projeto pessoal, com o objetivo de controlar seu próprio tempo. Esse momento permitiu um contato maior com a prática em planejamento e a possibilidade de que eles pudessem sair do curso com um projeto elaborado, devidamente orientado na sua construção.
                Ao final, foram feitos os agradecimentos e solicitou-se dos participantes suas opiniões sobre o curso.



Flávia Nélia Silva Cabral
Diretora de Marketing  

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Resumo do III Integração Sim Senhor

No último dia 21 de maio, das 8 às 18 horas, foi realizado o III Integração Sim Senhor, evento organizado pela Federação das Empresas Juniores da Paraíba, a PB Júnior, no Hardman Praia Hotel, localizado na Orla do bairro de Manaíra, na cidade de João Pessoa.
            O evento contou com 13 empresas juniores de todo o estado, entre elas a Empresa Júnior de Administração (EJA); a Empresa Júnior de Engenharia de Alimentos (ENGAJA); e a ACTUAR, do curso de Psicologia. Todas as empresas citadas estão localizadas no Campus I da UFPB, em João Pessoa. Outras empresas que também marcaram presença foram a Prospect, vinculada à UFCG, em Campina Grande, e a Executive, situada no Campus III da UFPB, em Bananeiras, ambas do curso de Administração.
            Após o cadastramento dos participantes, houve uma palestra de abertura ministrada por Kaynan Mariz, atual diretor-presidente da PB Júnior. O conteúdo apresentado foi uma breve história das empresas juniores, bem como da PB Júnior e da importância da integração entre as empresas, visando à ampliação da força conjunta das mesmas e o fortalecimento do Movimento de Empresas Juniores (MEJ) no país e, especificamente, na Paraíba.
            Seguindo a programação, o Professor Eldemir Alencar, da Estratego Pós Graduação, palestrou sobre consultoria externa, mostrando as principais funções de um consultor externo, as áreas de atuação, como lidar com os clientes e outras informações que, sem dúvida, serviram para todos os empresários que desejam se aprofundar nessa área. Ao final das palestras, houve o intervalo para almoço e para o importante networking entre as empresas.
            Alimentados e revigorados, partimos para aplicação dos conhecimentos adquiridos nos debates. Os participantes foram divididos em grupos, por meio de sorteio, sendo representado cada um com uma cor. Em seguida, foi entregue as equipes um manual, que continha as instruções para algumas tarefas. A tarefa principal era criar um programa de televisão visando à composição de uma grade.
            As equipes teriam que elaborar o projeto para o programa de televisão de acordo com o foco que lhes foi pedido. Havia uma lista de programas, que variavam de programa de culinária à jornalístico. Deveriam, também, instituir uma empresa, com visão, missão, valores, logomarca, slogan, vinheta,  projeto de sede e ambientes internos, apurando seus custos e investimentos; e esse conjunto comporia a primeira parte da avaliação de desempenhos das equipes. A segunda parte se daria por um comercial no qual as equipes receberiam um determinado produto e teriam que elaborar o comercial que divulgasse, ao mesmo tempo, o produto e o programa que elas desenvolveram.
             Todas as equipes se emprenharam ao máximo, mas somente três compuseram o “pódio” do Desafio Integração Sim Senhor. Após a entrega dos projetos e apresentação dos comerciais, os coordenadores do evento ressaltaram a qualidade de todos os trabalhos, mostrando que, independente de colocação, não havia um único trabalho que não fosse digno de nota, o que mostra a criatividade e o espírito empreendedor de todos os presentes no evento.
            Em seguida veio à divulgação dos resultados, iniciando pela avaliação do comercial apresentado. Sete equipes concorriam: ETV, MEJ Mídia, IMEJação, TV Avante Brasil, Orange Mídia, MEJ TV e UPtv.
As premiadas foram às seguintes equipes:


1º) MEJ Mídia;
2º) ETV;
3º) TV Avante Brasil.

           
             Após a divulgação dos resultados da avaliação dos projetos, o placar geral do Desafio foi:
                        1º) MEJ Mídia: 1600 pontos;
                        2º) Orange Mídia: 1000 pontos;
                        3º) MEJ TV: 800 pontos.
           
            O Evento foi finalizado com a divulgação dos próximos eventos e os agradecimentos de Wolgrand Neto, diretor de Integração na PB júnior, e Geisa Fabiane, presidente do conselho da PB júnior à participação dos integrantes da PB júnior, na realização de mais uma edição do Integração Sim Senhor.
            Cabe aqui fazer uma ressalva para a excelente participação dos membros da Actuar, que deram sua colaboração para levar suas equipes a conquistarem excelentes resultados no Desafio: Luiz Nobre, diretor administrativo financeiro, pela equipe Avante Brasil; e Luciano Rocha, trainee da consultoria de Marketing, pela equipe MEJ Mídia.

E QUE VENHA O ENCONTRO PARAIBANO DAS EMPRESAS JUNIORES!!!
EM BREVE!!

domingo, 22 de maio de 2011

XXI CONGREPARH


Prezados (as) 

Actuar Empresa Júnior de Psicologia, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Paraíba (ABRH-PB), divulga mais um evento: 

   XXI Congresso Paraibano de Gestão de Pessoas (XXI CONGREPARH)

Voltado para os empresários, consultores, gestores de pessoas, estudantes e outros profissionais engajados nesse propósito para discutir sobre: "Gestão de Pessoas: Um leque de Oportunidades e Desafios", que trará temáticas sobre mudanças no mercado de trabalho na década que se inicia.

A  Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Paraíba (ABRH-PB) é uma entidade sem fins lucrativos,  focaliza a atuação do profissional de gestão de pessoas que atua em organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Possui uma visão globalizada de futuro, aplicada às necessidades locais, buscando a socialização e a valorização de pessoas e organizações. Tem como objetivo compartilhar informações, promovendo intercâmbio profissional e oferecendo produtos e serviços para suprir as necessidades dos gestores de Recursos Humanos.

Local: Hotel Tambaú
Dias: 16 e 17 de Junho, das 07:00h às 19:30h

Informações 
Para Programação, Preços e Ficha de Inscrição visitehttp://www.abrhpb.com.br/congreparh/evento.html
Ligue: (83) 3243-3015 / (83) 3244-6176 / (83) 8845-0023 / (83) 8726-3015
Confira também a Lista de Hotéis Oficiais para o Evento.

Observação: Na sua inscrição indique a  ACTUAR  como meio de divulgação através do qual você teve conhecimento do evento! 

Atenciosamente



Gestão 2011
ACTUAR
Empresa Jr. de Psicologia 
Universidade Federal da Paraíba

Endereço: Cidade Universitária - João Pessoa - PB - Brasil - CEP - 58051-900

Twitter: @Actuarej

Facebook: Actuar - Empresa Júnior de Psicologia da UFPB






domingo, 15 de maio de 2011

Resumo do 3º Processo Trainee

Actuar – Empresa Junior de Psicologia

            Aconteceu entre os dias 04 e 08 de abril de 2011, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes na Universidade Federal da Paraíba, o 3º Processo seletivo da Actuar – Empresa Júnior de Psicologia. No horário de 18:30 as 21:00 horas, participaram da seleção 35 estudantes.
            Durante toda a semana houveram atividades desenvolvidas com os participantes. No primeiro dia foram feitas as apresentações dos membros da Actuar e de suas respectivas diretorias. Além disso houve uma palestra com Jefferson Brito, ex-presidente da Actuar, sobre o que é uma empresa júnior, e falou-se sobre a história da Actuar. Por fim foi realizada uma dinâmica de interação entre os participantes.
            Na terça-feira houve a palestra com o Professor Josemberg Andrade que tratou do tema: Seleção Profissional. Após houve uma apresentação sobre comprometimento organizacional feita por Genecleide Souza e Gabriel Lins, membros da Actuar, e um dos conselheiros da empresa júnior, Samira Costa.
            Na quarta foi visto o filme El Método, do diretor argentino Marcelo Piñeyro, que trata de um processo de seleção feito por uma empresa multinacional colocando os candidatos em uma série de desafios que envolvem a ética e valores de si de da empresa. Após o filme foi feito um debate sobre a Ética profissional.
            No dia 07 houve a palestra com a psicóloga organizacional Ana Queiroga sobre o mercado de trabalho na atualidade e a atuação do psicólogo organizacional, seguida por uma dinâmica de pressão.
            E, por fim, na Sexta realizaram-se entrevistas feitas por membros e orientadores da Actuar com intuito de captar as características individuais dos candidatos.
            Durante toda semana, ao final de cada dia de atividades, foram realizadas avaliação dos candidatos de acordo com as tarefas de cada dia, partindo de um perfil de empresário Junior anteriormente delimitado.
            No sábado a equipe se reuniu para avaliar todos os candidatos e selecionar aqueles que se adequavam no perfil estabelecido, para assim dar inicio ao Processo Trainne, que irá durar seis meses.

Flávia Nélia Silva Cabral
Diretora de Marketing

terça-feira, 10 de maio de 2011

Curso de Planejamento e Administração do Tempo

Divulgação do Curso, ministrado pela conselheira e ex-membro da Actuar Dandara Palhano

Segue o cartaz abaixo:

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nova Composição da Actuar

Boa noite, pessoal.

Eis aqui a nova composição da Empresa Júnior de Psicologia Actuar:

Diretoria Executiva:
- Gabriel Lins (Diretor - Presidente)
- Dandara Palhano (Conselheira)
- João (Conselheiro)

Diretoria Administrativo - Financeira:
- Luiz Nobre (Diretor)
- Carolina Carvalho
- Samira Costa

Diretoria de Qualidade:
- Maria Genecleide (Diretora)
- Ingryd Cínthya
- Élida Melo

Diretoria de Projetos:
- Camila Barros (Diretora)
- Malu Nunes
- Nathália Felizardo

Diretoria de Marketing:
- Flávia Nélia (Diretora)
- Luciano Rocha
- Akaenna Belém

Diretoria de Gestão de Pessoas:
- Thiago Cavalcanti (Diretor)
- Luize Anny Cardoso
- Marcella Oliveira

Esse são os dezoito membros da nova gestão.
E com essa postagem, me despeço!

Boa noite!

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Bem vindo a Actuar!

Boa noite, galera!

Sejam bem vindos ao blog da Actuar, a empresa júnior do curso de Psicologia da Universidade federal da Paraíba.
Neste blog nós postaremos as principais novidades acerca da empresa, como cursos, palestras, congressos, reuniões e tudo o mais. O blog está em sua fase inicial, mas em breve estaremos postando atualizações sobre as atividades da empresa, além de um breve release.

Valeu, gente. Até mais! =D